Visitante Nº

sábado, 16 de outubro de 2010

Perda Da Biodiversidade .

Perda da Biodiversidade .

Até bem recentemente era comum falar em ameaças que poderiam afetar o planeta, apenas quando nossos netos já estivessem crescidos. Hoje até a palavra ameaça já não é mais utilizada. Fala-se em colapso e pelo menos dois terços ou 60% dos chamados serviços ambientais - tais como a água doce, a pesca, a nutrição do solo e a regulação do clima - já se encontram extremamente comprometidos.

Quem diz isso não são os ambientalistas, mas um grupo de 1.350 cientistas de 95 países, inclusive do Brasil. A constatação faz parte do relatório do programa Millennium Ecosystem Assessment (Avaliação Ecossistêmica do Milênio) – projeto capitaneado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com instituições empresariais, acadêmicas e organizações da sociedade civil de todo o mundo.

O relatório, lançado oficialmente pelo secretário-geral da ONU, Kofi Anann, em 2001 e concluído em março de 2005, afirma que o processo de degradação tende a piorar ainda mais nos próximos 50 anos, colocando em risco a sobrevivência das próximas gerações. Isso, somado às alterações já feitas nos ecossistemas - especialmente no último meio século -, tende a provocar um futuro colapso na capacidade do planeta de fornecer bens e serviços naturais aos seres humanos.

O primeiro efeito prático de toda essa degradação poderá, por exemplo, ser a impossibilidade de atingir as metas de combate à fome, estabelecidas pela ONU, até 2015. Embora as provas científicas ainda sejam incompletas, são suficientes para os especialistas avisarem que o desgaste contínuo de 15 dos 24 serviços dos ecossistemas analisados aumenta a possibilidade de aparecimento de novas doenças, de mudanças repentinas na qualidade da água, de zonas marinhas biologicamente mortas, de um colapso nos bancos de pesca, além de alterações climáticas regionais induzidas por desmatamento e do aparecimento de novas doenças e de explosão de epidemias - como a da cólera que afetou a África subsaariana, durante o El Niño, em 1997 e 1998.

O relatório reforça a importância da conservação e o uso sustentável da biodiversidade e destaca quatro conclusões principais:

“Os seres humanos alteraram os ecossistemas mais rápida e extensivamente nos últimos 50 anos do que em qualquer outro período da história”.

“Apenas quatro serviços de ecossistemas aumentaram nos últimos 50 anos: colheitas, produção pecuária, produção de agricultura e a capacidade de seqüestro do carbono na regulação climática global.”

“A degradação dos serviços dos ecossistemas pode acentuar-se significativamente durante a primeira metade deste século e é uma barreira para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.”

“O desafio de reverter a deterioração dos ecossistemas, mesmo com o aumento da demanda pelos recursos naturais oferecidos, pode ser atingido através de mudanças de políticas públicas e institucionais. Contudo, essas mudanças são enormes e ainda não estão sendo colocadas em prática”.

Ao olhar-se no espelho pela manhã sorria você é um, e pode muda o mundo.

2010 é o ano internacional da biodiversidade. Torne esse momento um marco em sua vida, tome uma atítude.! Você pode proteger o meio ambiente de forma que nem imagina .

Um comentário:

  1. André, nossa sociedade faz de tudo para alimentar uma indústria faminta por mundo, um dia nossa fauna ainda será composta somente por seres humanos; uns de determinada classe social, outros de outra, e todos serão muito estimados e até preservados pelo ser humano.

    Convido-te para ler algo em http://jefhcardoso.blogspot.com

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir