Visitante Nº

sábado, 11 de setembro de 2010

Combata á Extinção.

Combata á Extinção.

Não é apenas o Brasil, mas sim o mundo está perdendo inúmeras espécies de animais devido à ação do homem, sendo que são poucas as pessoas conscientizadas em ajudar a manter a fauna e flora brasileira, evitando assim a extinção e até mesmo o desparecimento de diversas espécies. A extinção e o desaparecimento de diferentes espécies de animas são quando a situação é irreversível, isto é, quando o último animal de uma determinada espécie morre, e é isso que vem acontecendo com inúmeras espécies na atualidade, pois os animais estão sofrendo com a evolução humana, e com isso o desequilíbrio no ecossistema e no habitat são grandes.

Quando ocorre de forma natural, a extinção de uma determinada espécie pode ocorrer devida as transformações climáticas, doenças, parasitas, mudanças de comportamento e por competições entre as espécies. Já quando extinção ocorre por motivos causais, os motivos são outros, como a alteração em seu habitat, captura ilegal, desmatamento e biopirataria. De acordo com uma lista divulgada recentemente, no Brasil cada vez mais são a quantidade de espécies em extinção, sendo que dentre a lista, encontram-se: a minhoca branca, a ararinha-azul, o maçarico-esquimó, a pereça, o minhocoçu gigante, a aruá-do-mato, o caracol gigante e a libélula.

Em todo o mundo já existem outras centenas de espécies em extinção e até mesmo extintas, sendo que para evitar este mal, cabe aos homens lutarem juntos contra o comércio ilegal e o desmatamento, para que assim o ecossistema não seja destruído e possa ser restaurado. Quer ter acesso à lista completa de todos os animais ameaçados de extinção e até mesmo já extintos? Então acesse o Portal do Brasil (www.achetudoeregiao.com.br/animais/animais_em_extincao2.htm) e veja a lista toda. Mas não basta apenas saber quais são os animais, é preciso que você ajude-nos a salvar estes espécies! Veja logo abaixo o nome das principais espécies em extinção no Brasil:

*Onça-pintada: É encontrada no Pantanal, e desapareceu da região por causa da caça ilegal e indiscriminada, já que sua pele tem grande cotações em dólares no mercado internacional.

Pica-pau-de-cara-amarela: Há poucos sobreviventes desta ave nas matas gaúchas, sendo que com o desmatamento, esta espécie perde a sua principal fonte de alimentação, as sementes das árvores

*Ararinha-azul: Esta ave é super cobiçada no mercado internacional devida a sua plumagem, sendo que de acordo com estimativas, a ararinha-azul já se encontra extinta.

*Mico-leão-dourado: Devida a redução da Mata Atlântica, o mico-leão-dourado perdeu os eu habitat natural, no qual existem atualmente pouquíssimos animais desta espécie habitando reservas.

Dicas para você ajudar o planeta:


- Plante árvores

Além de ajudar a absorver o CO2 da atmosfera, elas proporcionam sombra e amenizam a temperatura dentro das residências, o que reduz o uso de condicionadores de ar ou ventiladores. Redução anual de menos de 100kg.

- Limpeza ecológica

A química utilizada nos produtos de limpeza como ceras, lustra-móveis, etc, não se dispersam tão facilmente em ambientes fechados, por isso a concentração de substâncias tóxicas pode ser muito alta. Além de trazer risco à saúde, provocam poluição e contaminam o meio ambiente. Por isso prefira os produtos ecológicos que apresentam menor risco a saúde humana e menor impacto possível ao meio ambiente.

- Evite o desperdício de recursos naturais: recicle

Você sabia que aquele chiclete que você masca em 15 minutos leva 5 anos para ser decomposto na natureza? Pode não parecer, mas alguns dos itens que descartamos com mais facilidade levam muito tempo para serem assimilados pelo meio ambiente. Uma inocente fralda descartável leva inacreditáveis 600 anos, latas de alumínio levam até 500 anos e vidros, 4.000 anos.

- Faça xixi no banho

Ao fazer xixi no banho você economiza 12 litros de água a cada descarga poupada. Com esse ato, em um ano, você economiza mais de 4 mil litros de água. Assim, você estará degradando menos a natureza e preservando os recursos naturais. Fonte: Campanha Xixi no Banho - SOS Mata Atlântica

Todos juntos somos fortes.Tome uma atitude ! Ajude o meio ambiente