Não é apenas o Brasil, mas sim o mundo está perdendo inúmeras espécies de animais devido à ação do homem, sendo que são poucas as pessoas conscientizadas em ajudar a manter a fauna e flora brasileira, evitando assim a extinção e até mesmo o desparecimento de diversas espécies. A extinção e o desaparecimento de diferentes espécies de animas são quando a situação é irreversível, isto é, quando o último animal de uma determinada espécie morre, e é isso que vem acontecendo com inúmeras espécies na atualidade, pois os animais estão sofrendo com a evolução humana, e com isso o desequilíbrio no ecossistema e no habitat são grandes.
Quando ocorre de forma natural, a extinção de uma determinada espécie pode ocorrer devida as transformações climáticas, doenças, parasitas, mudanças de comportamento e por competições entre as espécies. Já quando extinção ocorre por motivos causais, os motivos são outros, como a alteração em seu habitat, captura ilegal, desmatamento e biopirataria. De acordo com uma lista divulgada recentemente, no Brasil cada vez mais são a quantidade de espécies em extinção, sendo que dentre a lista, encontram-se: a minhoca branca, a ararinha-azul, o maçarico-esquimó, a pereça, o minhocoçu gigante, a aruá-do-mato, o caracol gigante e a libélula.
Em todo o mundo já existem outras centenas de espécies em extinção e até mesmo extintas, sendo que para evitar este mal, cabe aos homens lutarem juntos contra o comércio ilegal e o desmatamento, para que assim o ecossistema não seja destruído e possa ser restaurado. Quer ter acesso à lista completa de todos os animais ameaçados de extinção e até mesmo já extintos? Então acesse o Portal do Brasil (www.achetudoeregiao.com.br/animais/animais_em_extincao2.htm) e veja a lista toda. Mas não basta apenas saber quais são os animais, é preciso que você ajude-nos a salvar estes espécies! Veja logo abaixo o nome das principais espécies em extinção no Brasil:
*Onça-pintada: É encontrada no Pantanal, e desapareceu da região por causa da caça ilegal e indiscriminada, já que sua pele tem grande cotações em dólares no mercado internacional.
Pica-pau-de-cara-amarela: Há poucos sobreviventes desta ave nas matas gaúchas, sendo que com o desmatamento, esta espécie perde a sua principal fonte de alimentação, as sementes das árvores
*Ararinha-azul: Esta ave é super cobiçada no mercado internacional devida a sua plumagem, sendo que de acordo com estimativas, a ararinha-azul já se encontra extinta.
*Mico-leão-dourado: Devida a redução da Mata Atlântica, o mico-leão-dourado perdeu os eu habitat natural, no qual existem atualmente pouquíssimos animais desta espécie habitando reservas.